01/04/2021

Uma acção de (desin)formação, se faz favor.

Andava eu há anos a gemer por uma máquina de secar a roupa, farta de consultar o oráculo da meteorologia, de estender roupa dentro de casa, nos radiadores, na varanda tapada com plásticos, fora as idas à lavandaria self-service com sacos de roupa molhada e depois a seca da espera pela secagem, e a despesa, e eu sei lá que mais ginásticas, cálculos matemáticos, previsões atmosféricas e outras maçadas que tais, até que cônjuge cedeu aos meus rogos e lá fomos à loja comprar a coisa.

Por uma questão de logística, aquela prima direita da lógica, optámos por uma máquina que lavasse e secasse, ocupando esta, com a dupla função, o espaço de uma só.

Escolhi-a criteriosamente, garanto que não olhei a despesa, informei-me capazmente sobre programas, modus operandi, capacidade, mil merdas. E mandei entregar em casa o computador hi-tec (aitéc) da lavagem da traparia, um monstro sagrado todo electrónico, cuba para oito quilos de roupa a lavar, cinco a secar, algo que andaria muito próximo das necessidades diárias desta gente que me habita o lar e veste e despe, todo o santo ano, entre duas e três mudas de roupa a cada sol a sol, parecem recém-nascidos, meus ricos meninos.

Instalada a dita, se pô-la a lavar-me as vestes não se revelou um mistério, já secar foi qualquer coisa de transcendente. A cada programa que experimentei iniciar, a bicha ficava ali a raciocinar um minuto, pesando a roupa com muito vagar, e depois sentenciava que ia demorar três horas. Ou então quatro. Atónita, muni-me do raio do manual, li-o todo na secção Português, mas, para além de uma tabelinha cheia de bolinhas, não consegui entender como é que é possível secar roupa na Sra. D. Máquina de Lavar e Secar de Almoronha e Menezes sem levar metade de um dia, ou seja, coisa que o Sol, aquele astro, faria num fósforo caso fosse Verão. Liguei então para o vendedor, que me deu uma explicação mais ou menos confusa acerca do funcionamento da geringonça, tendo-me deixado, lá está, ainda mais baralhada: que ela aponta quatro horas no início do programa, mas que, à medida que vai "sentindo" a roupa a ficar seca, acerta esse tempo, diminuindo-o. Detentora desta valiosíssima informação, pus a coisa a trabalhar, ela que ia levar três horas e meia, eu que está bem, botão do on, e levou-me três horas e meia, nem menos um segundo, a secar ao ponto de quase queimar a minha rica roupa. Saiu de lá tesa como um carapau, quentíssima, impraticável para o ferro. 

Finalmente, pus-me a caminho da loja, pedi formação sobre o imbróglio ao vendedor, o senhor sentou-se ao computador, óculos na ponta do nariz, todo franzido, demorou uma eternidade para abrir um PDF que foi buscar à nettinha, e que continha o bendito manual de instruções, mostrou-me a tabelinha das bolinhas de que sou possuidora em papel, confessou a sua incapacidade para percebê-la e prometeu-me um técnico da marca no lar para um destes dias. (Capaz de me aparecer no Verão.) Desolada, mas não desistente, abandonei. 

Ao menos, a querida monstra lava-me a roupa primorosamente. 



2 comentários:

  1. Naaaaaaaa
    Nunca optei na máquina com dupla função, um mesmo motor, se avaria, ficaria sem duas máquinas de uma só vez :)

    Máquina de lavar de 8kg - 1300 rp
    Secar de 10kg
    Sai de um lado entra noutro, sacudida a roupa e colocada à maneira do assim promete-lhe duas e dá-lhe uma.
    Verdade, que demora um pouco (por volta de 1h30 +/- se algodão). Verdade que a máquina ajusta o tempo. Verdade que sai (a maioria) dali para a gaveta.
    T-shirts algodão, levam mais uma forte sacudidela à saída e vão directamente para cruzeta, para as metidas a mete nojo, o ferro a vapor na mão em modo vertical, passa-a na cruzeta apenas e só com vapor, ou seja, nem lhe chego a tocar. :-)
    Uso-a todo o ano, se gasto na secagem, poupo no engomar e nas costas. Para além de poupar no borboto e no desbotar das peças, estendidas ao sol, durante horas a fio, até que chegue a casa.
    Boa sorte, e faça bom uso da sua menina, vai ver que é uma ajuda imensa.

    Beijinho

    Nota: Se a roupa sai a ferver é porque estará a usar um programa demasiado quente, a coisa vai por erro e acerto, ou, caso a máquina possua, por programas definidos para cada tecido que é o caso da minha.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, noname :)
      Haverá um momento em que me dedico seriamente a tentar perceber a rapariga. Provavelmente, terei que me fechar sozinha com ela na cozinha, as duas num ambiente zen, a conversar calmamente. Porque ela é de uma delicadeza notável, super-silenciosa, mesmo quando está a torcer a roupa (1400 rpm). E toca música quando começa e quando acaba o programa, coisa que eu poderia retirar, mas que não retiro. Gosto dela, gosto da música, gosto que não lhe dê a cabra a centrifugar tanta roupa àquela velocidade maluca e não desate aos pulos a tentar sair da bancada. Mas também gostava que secasse roupa :)
      Não consigo sequer programar a temperatura da secagem :/

      Beijinho

      Eliminar