23/01/2019

Pisca-pisca

Agora inventou-se - ou eu só dei por isso há pouco - uma nova modalidade de diálogo entre condutores. Depois da buzinadela prolongada (vai-te fornicar), dos dois toques de buzina (com significados vários, desde olá a podes passar) (nós, condutores, atuamo-nos, isto é, tratamo-nos por tu), dos gestos manuais vários, para fora da janela e dentro do carro (incluindo aquele de agradecimento com a manita no retrovisor, que eu muito uso), dos máximos intermitentes para avisar os condutores da contra-mão que existe uma operação STOP na estrada (esta exclusivamente portuguesa, somos grandes) (conheci em tempos uma pessoa que fazia máximos sem que houvesse operação STOP nenhuma, de cada vez que achava que os condutores do sentido contrário iam demasiado depressa, e depois divertia-se a vê-los abrandar), e outros dos quais não me lembro ou desconheço, surge agora o sinal de quatro piscas em manifestação de agradecimento ao condutor de trás, nomeadamente quando forneceu passagem numa entrada de via rápida ou autoestrada, por exemplo. 
Eu acho bonito.
Sou constantemente brindada com os piscas do da frente, porque sou extremamente altruísta, e estou sempre a dar passagem a todo o tractor e a toda a trotinete que se me atravessa no caminho. Tenho pena das pessoas. Mas depois fico preocupada, porque há quem se esqueça de desligar os piscas (true-true), e lá vou eu feita stalker a perseguir o agradecido com sinais de luzes e a fazer aquele gesto beca-beca, sabem?

LB's challenge rumo aos 3000 chouriços em 6 anos
#jasofaltam39

4 comentários:

  1. N África do Sul agradece-se a passagem sempre assim. É que as estradas principais têm uma faixa extra, por onde não se circula, onde as pessoas encostam para dar passagem a condutores que vão a velocidade superior. Simpático, não é?? Em viagens longas que fiz por lá achei tão giro:DD
    Continua a encher chouriços, que eu adoro ler *)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ideia é excelente, mas duvido que cá fizessem semelhante coisa, com a desculpa da falta de espaço. E convenhamos que a faixa ia encher-se de carros estacionados! :D
      Obrigada, mimi :)

      Eliminar
  2. Anónimo23/1/19

    Sou uma das que liga os quatro piscas para agradecer quando me oferecem passagem, confesso.
    Agora que falas de toda uma linguagem que se criou sem que conste no código da estrada, realmente é curioso, tem piada.
    Em relação aos que se esquecem de desligar o pisca, não percebo, faz-me mesmo confusão visto que o sinal é luminoso, faz barulho, é tudo menos discreto.
    E aqueles que só ligam o pisca já mesmo em cima do acontecimento?
    Enfim...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já uso essa sinalética das sinalefas :)
      Os que se esquecem dos piscas ligados? Devem levar a música aos berros, ou são surdos, ou vão lá nos pensamentos deles.
      Também há os que nunca ligam o pisca, estou cada vez mais convencida que há por aí muita a conduzir sem carta. É que isso é tão básico!
      :)

      Eliminar