27/11/2017

Qu'é feito?

Heh, sei lá. Ando outra vez sem vontade de me espremer aqui.
Estive num aniversário, de mais um que perfez meio século e lhe deu para comemorar o (per)feito. Foi muito agradável (ou formidável, como diremos na próxima década), especialmente porque não tive que pagar a minha refeição no final do repasto e também porque ninguém me transmitiu um iban para que eu desse uma achega. Consegui estar uma noite inteira sem cometer gaffes, se não contarmos com a insistência do olhar de um senhor, que me arruinou, ou confirmou a estatística, pois topou-me a tentar resvalar as framboesas do espumante do copo para a boca, sem sucesso; topou-me a retirar as framboesas com os dedos; topou-me a meter na boca uma garfada de bacalhau espiritual a ferver, com consequente choradeira; topou-me a desacertar o chantilly do bolo de anos [enfim, vá lá que não serviram Cornettos] [enfim, vá lá que não me engasguei]; Era ter tirado a mira da minha direcção e já íamos todos felizes para casa. Entretanto, parece que, afinal, Diana não me esqueceu, e voltou à carga, desta vez com mais telefonemas. Passei Ai-fostes à que estava ao meu lado, disse-lhe "Atende tu. Diz que a senhora embaixadora agora não pode, está a fazer cocó", e ela atendeu, no meio do cagaçal, "Residência da senhora embaixadora?". Diana não alinhou, e desapareceu até agora. Talvez não seja bem assim, já que bloqueei o número da dita pita.
Entretanto, fiz puré de castanhas. Não sei se é só comigo, mas este ano já comprei castanhas por três vezes, e está tudo uma porcaria. Por isso, desisti e passei a comprar já descascadas e congeladas. As do Continente* ("Castanhas de Trás-os-Montes") são deliciosas.
Para o puré, devem ter:
- Castanhas;
- Água;
- Sal grosso/flor dele;
- Alecrim/cravinho/tomilho, etecetera. Ou nada;
- Uma varinha mágica que funcione (a minha faleceu antes de completar um ano de idade e depois de moer o puré)/ Um passe-vite que faça justiça ao nome, o que não é o caso do meu, coitado/ Um garfo para desfazer as castanhas no final da cozedura;
- Natas/ leite.
Modo de preparação:
É cozerem as castanhas na água, com o sal e o que houverem escolhido para temperar, e, no fim, moer aquilo tudo e juntar leite, até ter uma consistência que se aproxime da de um puré, e se afaste da de cimento.


* NMPPI

Sem comentários:

Enviar um comentário