14/08/2013

Eça Agora!

Ando a seguir "Os Novos Maias" porque me move uma curiosidade qualquer, não de saber o que aconteceu em Lisboa, ou em Portugal, a seguir à cena da corrida até à 24 de Julho, mas porque gostava de saber se sou só eu que tenho pena que o Carlos Eduardo e a Maria Eduarda, apesar de irmãos, não tenham ficado juntos no final da novela.

E eu adoro o Mário Zambujal. Ele escreveu um dos livros da minha vida ("Crónica dos bons malandros"). Mas não leu "Os Maias" do Eça. De outra maneira, não se explicaria que dissesse "Meio incesto, digamos, pois meia-irmã era ela", e insistisse no erro "Pior agora, a Maria Eduarda era meia irmã".

Mas é que não, o Carlos Eduardo e a Maria Eduarda eram irmãos, e não meio irmãos. Não sei como escapou um pormenor desta importância a um autor da craveira do Mário Zambujal e aos editores da colecção.

Em compensação, o outro autor que saiu no mesmo volume da mesma colecção, José Rentes de Carvalho, não percebe nada de regras gramaticais. Parágrafos entre a fala de uma personagem significam mudança de fala, para outra personagem, ou recomeço da narrativa. E abundam, no texto do Rentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário