Sempre achei que as coisas são o que têm que ser. Não porque acredite em predestinações, em livros da vida pré-escritos, e sim porque ela, vida, obedece a uma lógica matemática da qual é muito difícil fugir.
Acho que foi por isso que nasci no Outono. Sendo, como é, a estação mais triste do ano, de todas a que menos gosto, é a minha — a que me traz as castanhas, os dióspiros e as tangeras verdes e ácidas, de que eu, esses sim, gosto até ao limite, só não da náusea por me ser impossível enjoar deles.
Tinha o cesto carregado de fruta, já com as tangeras, mas ainda a olhar de lado (de soslaio, não, que não há soslaios para as nossas bem querenças) para as castanhas, pedi à rapariga que me estava a servir a fruta,
Por favor, faça-me uma caixinha com dois dióspiros e uma outra com um, para levar à minha mãe.
Trata-se de uma pessoa que desconhece, em absoluto, a situação da minha mãe. Impávida, colocou dois dióspiros numa caixa e um só numa outra. Pesou-os juntos, pôs o preço dos três na caixa maior, e etiquetas brancas a fechar a mais pequena, sem preço. Estendeu-ma, dizendo
Esta é para a sua mãe.
Esta é para a sua mãe.
A delicadeza é um sentimento. Como tal, ou se tem, ou não. Não há ensinamentos, manuais ou colégios que ensinem algo que é puramente instintivo e espontâneo. E que nunca depende nem do grau de ensino nem do nível cultural em que a vida nos colocou.
Acredita!
ResponderEliminarAlgumas das pessoas mais "ensinadas" e de mais relevo social que conheço são verdadeiras bestas (ainda mais do que eu)!
Já algumas das pessoas mais simples são as mais educadas!
Por isso é que acho que o ministério não deveria ser o da educação, mas o do ensino! As escolas não existem para educar, mas para ensinar. A educação têm-se em casa!
:)
Lá está a tal diferença: a educação que se recebe em casa, pode, por qualquer motivo, ser escassa ou nula, que, ainda assim, existem uns manuais que ajudam a limar arestas. Já a delicadeza, é um sentimento muito mais intrínseco do que tudo isso que se costuma chamar "boas maneiras".
EliminarE depois, algumas pessoas passavam a dizer: "Mal ensinado!", "Não tens ensino nenhum!" — porque têm uma conveniente facilidade de baralhar termos, baralhando conceitos.
:)
Um possível sinónimo para delicadeza poderia ser "ter humanidade".
ResponderEliminarUm beijinho e um dia feliz :)
Tal e qual, Miss Smile — ser "menos máquina".
EliminarUm beijinho grande, um dia feliz também :)