18/12/2019

Das porras em que eu me meto

É assim há anos: eu já sei, de antemão, que vou meter-me numa situação da qual sairei magoada, mas meto-me na mesma. Até me inscrevo, como foi este o caso.
Existe uma marca de cosmética, da qual não vou dizer o nome, porque ninguém me paga para isto, mas que é excelente, que eu uso há bastante (por força da oferta de amostras, que uma amiga farmacêutica me fornece às litradas), cujas ampolas e cremes me rejuvenescem todos os dias um pouco, coisa para qualquer dia parecer um feto e, logo de seguida, um embrião. É uma marca da farmácia, e não há vez que lhe leia o rótulo e não me lembre do filme "Madagáscar".
Então, deixei-me inscrever para ir fazer uma "avaliação da pele". Logo na gula de receber mais umas quantas amostras grátis, prantei-me na farmácia à hora marcada. Fui atendida por uma senhora mais velha do que eu, o que não seria nada de extraordinário, não fora o facto de ter, ela sim, uma pele péssima, ou melhor, invisível sob uma espessa camada de betume, o que impossibilitava, agora sim, a avaliação pela minha parte. No entanto, era para a inversa que eu ali estava, e, por essa razão, sujeitei-me. Por trás dos óculos com lentes olho-de-boi, que lhe aumentavam o tamanho dos olhos a níveis olímpicos, emoldurados por pestanas posticíssimas, a pessoa perguntou-me dados, tipo o nome e a idade, enquanto pegava numa peça semelhante a um telefone fixo e ma encostava, primeiro à testa, depois à bochecha, finalmente quase à orelha, isto para aferir do meu tipo e estado da pele. Nada de nariz, bigode, queixo, aquelas zonas que nós, mulheres, se pudéssemos, secaríamos de gorduras, pêlos e outros contratempos assim mesmo sem olhar para trás. A seguir, sentenciou que eu tenho "uma pele mista", que é aquele meio-termo entre a carne e o peixe, é um quase, um talvez, um não-me-comprometo, e, para o caso de eu desconhecer o conceito, explicou-mo: que tenho zonas gordurosas [tomara tu] e zonas secas [toda a minha cara, no sentido de semblante, naquele momento]. E, por fim — após ter-me revelado que a minha pele tem mais três anos do que a minha idade real (subestimando que já lhe havia dito que é a marca que ela representa que eu uso), e de eu lhe ter perguntado: "Então, o que faço? Arranco-a? Deito-a fora? Faço um peeling? Meto um abrasivo?", considerando a possibilidade de a minha pele ter nascido três anos antes de mim —, traçou-me um "plano de tratamento" com seis produtos, mas que eu, ao tentar inteirar-me dos preços, e visto que só um deles custava cinquenta oiros, olhem, desisti de tratar a minha idosa e estafada pele, e pus-me foi nas tamanquinhas dali para fora, carregando-a comigo, tal e qual um lobo com pele de cordeiro.
Chiça.

6 comentários:

  1. Eheheh...Mas porquêeeee...como é que a senhora há-de conseguir vender produtos se tem ela própria, uma pele miserável?? O mesmo se passa no cabeleireiro que frequento. Tentam sempre vender-me N produtos fantásticos para o cabelo quando elas próprias têm, enfim, umas melenas (repas, como dizia a m/ mãe) desgraçadas.,e estou a ser simpática
    Também tenho pele mista :))., à conta disso também me queriam vender 1 produto para cada 2cm de pele. Fui para casa pensar :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais valia pendurarem uma placa ao pescoço, "Eu preciso de trabalhar, eu preciso de ganhar dinheiro, desemerda-te para me facultares isso".
      Eu acho que toda a gente tem pele mista, sinceramente. A cena da oleosa é para a fase da adolescência, a cena da seca é para a meia-idade and upa.
      (Continuo com a pele perfeitamente aceitável e não gastei um chavo :))

      Eliminar
  2. Atirava-lhe com os botões ao trombil!

    Festas Felizes para ti e para os teus, Lindona!

    Beijocas repenicadas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É deixá-la, alguém convenceu a pobre de que tinha ali uma "oportunidade de carreira" (aquele jargão utilizado para angariar pessoal para vender a banha da cobra aos incautos.

      Beijocas, Mary :)

      Eliminar
  3. Há uns anos fiz uma formação em nutrição e dietética e a formadora dava 3 de mim. Que moral para nos ensinar a comer bem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história da nutricionista que consultei há uns anos :)

      http://lindaporcaoucheirodeestrume.blogspot.com/2016/03/a-lei-da-compensacao.html?m=0

      Eliminar