26/06/2019

Baila bachata

Em plenos treinos, aprendendo uma dança nova: la bachata. 
Então, não atinava com o passo do refrão. Toca no chão com o pé direito, um-dois-três enquanto vira, toca no chão com o pé esquerdo e repete. Toda eu era trocas no toca, acertando o passo no resto da música, chegada ao refrão - só a parte principal da dança, convenhamos - e troca e troca.
Até que. Ainda a música não soava no ar, e aquilo saiu-me assim, como se já soubesse o passo do refrão há que tempos. Estava na cabeça, não me chegava aos pés. Ontem foi o clic, da cabeça aos pés.


Faz-me isto lembrar um problema social que vivi na infância que, como todos os pequenos traumas, ficou para sempre a bailar-me na cabeça, isto quase literalmente: quando eu era uma criança, havia música de fundo nos supermercados (também se fumava lá dentro, eram outros tempos de país em vias de desenvolvimento, mas nem por isso menos feliz). Eu ia, ou melhor, era levada, e fazia um imenso esforço para não desatar a dançar nos corredores, entre latas e pacotes de detergente. (Eram aos pacotes de papelão, nada cá do malfadado plástico.) Normalmente, não conseguia levar adiante os meus intentos, porque bastava distrair-me, e lá ia eu a esvoaçar, rodopiante, até à outra ponta do sector, ou até encontrar uma barreira física qualquer. (De fraldas, não havia de ser com certeza, pois as fraldas, naquele tempo, eram de pano, cá nada destes químicos que mais tarde impingimos aos nossos filhos e à atmosfera.) Depois houve ali um tempo em que não fui ao supermercado, por coincidência, ou decisão materna, que havia de estar farta de ir apanhar a bailareca ao fundo do estabelecimento, envergonhada por, mais uma vez, ter perdido o controle derivados à música. (Não foi isso de certeza, a minha mãe era a pessoa mais low profile para essas coisas, o mais certo seria até achar graça.) Acredito que foi mesmo porque não calhou. Quando lá voltei, já naquela fase espigadota em que somos uma crisálida, ou lá o que é (nem lagarta nem borboleta), sentindo-me senhora do meu nariz e da minha vontade, percorri a distância que distava entre a minha casa e o dito mercado, a debitar mentalmente um mantra, "Não vou dançar, não vou dançar, não vou dançar", entrei, toda eu convicções e autodeterminação, ouvi a música, toda eu mãos e pés juntos, parecia uma louva-a-Deus concentradíssima, aguentei o impulso sabe aquele a quem louvava a que penas, até que. 
...
Não sei como foi aquilo, devo ter-me distraído da promessa, posso ter tido uma branca, sei lá.
Sei que "acordei", e, enquanto a minha mãe e a minha irmã escolhiam coisas numa prateleira, já eu rodopiava por ali, tolhida de vergonha, achincalhada pela minha própria fraqueza e incapacidade de resistir a um passinho de dança. 
Isto até pode ser uma doença psiquiátrica com um nome estrambólico e eu não sei.

10 comentários:

  1. Sofro do mal contrário. Totalmente incapaz de dançar. Só de pensar fico constrangida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, se calhar, não, porque devo estar para a dança como o Raúl Solnado esteve toda a vida para a cantoria: cantava malíssimo, mas cantou sempre :)

      Eliminar
    2. E também canto terrivelmente mal.

      Eliminar
    3. Isso não deve ser bem assim, Ana. Ninguém faz o "pleno" :)

      Eliminar
  2. Eu gosto de dançar, mas sozinha, sou incapaz de dançar com par.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem. É o que me vale nestas aulas, caso contrário não me apanhavam lá. Houve uma época que estive quase à porta de uma aula de kizomba, mas depois aquele contacto físico... ehhh.

      Eliminar
  3. Linda acho engraçada esse teu gosto em dançar. E devemos fazer sempre aquilo que gostamos ( pior ou melhor ). A minha especialidade era o slow. ☺️ Os homens comuns dançam mas para caraças. O que sofri no meus tempos de INEF,eu e os meus colegas. Dança obrigatória ,aulas de tudo até de folclore. Havia sempre um cromo ( como eu ) que fazia parar tudo. Não atinavamos mesmo. Mas tinha colegas que sofriam e ficavam traumatizados. Jogadores de seleções nacionais a tentar ...e era cada barraca , colegas mais velhos até iam assistir no anfiteatro para gozar o prato Era horrível. Dança Linda,deves dançar muito bem e o resto é conversa. Eu para acertar tinha de ter bebido umas bjecas.😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, bebias as bejecas e convencias-te que acertavas, que é diferente :)
      Eu não sou nenhuma especialista, mas adoro dançar. É mesmo a actividade física que me preenche de alegria, bem-estar e felicidade.
      :)

      Eliminar
  4. Minha querida,de vez em quando passo por aqui.Tens o dom ,de conseguires que saia daqui sempre sorrir.
    Mil beijinhos 🌸 azulinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss, e eu tenho vindo cá tão pouco que só hoje vi o teu comentário (o Google deixou outra vez de notificar!).
      Fico muito feliz com o que dizes, querida Curvas :)
      Muitos beijinhos para ti 🌸

      Eliminar