27/10/2016

Quente ou frio?/

Das fracturantes questões da autoimagem, e assim

Esta coisa de as pessoas se gabarem de serem muito encaloradas tem um significado qualquer que me escapa. 
Conheço uma, de ouvir contar, que, apesar de não o declarar explicitamente como uma vantagem, afirma com alguma constância que tem sempre muito calor, e só está bem em climas de praia — o que, já por si, é contraditório —, mas é também a mesma que frequenta um mesmo local que eu frequento, que se tapa de edredon até Março e manta de lã até Junho, que precisa do aquecimento e da manta térmica ligados, enquanto eu, desgraçada, lá ando todo o ano em pêlo, e ai da querida massagista que me ponha sequer uma toalha de banho em cima, que eu me derreto na marquesa onde, desgraçadamente, suo as estopinhas e também os pregos. 
Não é bom ser-se encalorado. Eu percebo (mal, mas enfim) que haja quem associe calor a ardência, a sensualidade, a fogo no cu. Pois que não, minha gente: a temperatura corporal tem mais explicações do que a cor dos olhos, mas uma delas também é essa — a genética. No entanto, parece que há quem considere que ser-se encalorado = ser-se quente = ser-se sensu-sexual; e que ser-se friorento = ser-se fraco  = ser-se insensível = ser-se frio/gélido/frígido. Ou será porque se julga que uma pessoa encalorada leva menos segundos a ir de zero a cem, o que nunca me dei ao trabalho de medir, mas talvez possa ser verdade, se estivermos a ater-nos a alguma escala com graus de irritação.
O que acontece, na verdade, é que cada um tem a autoimagem que construiu para si, por mais antagónico que isto possa parecer. Não se trata da imagem que vê reflectida no espelho — que já essa, convenhamos, não corresponde à realidade, ou, pelo menos, àquilo que os outros vêem —, mas sim àquela que nós temos como nossa, com os nossos mínimos aceitáveis segundo os nossos parâmetros. Quantas vezes não ouvimos uma mulher, para lá de troncha, afirmar "Eu não sou gorda"? Ou uma outra, que eu conheço tão bem, "Estou tão gorda", sendo que, efectivamente, não está?
Não adianta nada partir espelhos. (Fora o azar que dizem que isso dá.)

2 comentários:

  1. Olha eu sou encalorada no verão e friorenta no Inverno e a maioria das pessoas assim o é mas há sempre malta com cagança "ah e tal sou tão hot" . Sabes qual é o problema? A malta gosta é de ser o centro das atenções... dedo no cú lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, pá, ´pera lá, que isso de dedo no cu em malta que já é hot e suadeira, ainda dá molho. Longe! :P

      Eliminar