Entrei na aula de Pilates e o chão já estava preenchido com todos os colchões de todas as pessoas presentes, menos o meu, que estava ainda a deixar de ser ausente. Coloquei o meu onde me pareceu que havia lugar, mas, efectivamente, não havia. Era um pequeno espaço ao pé da porta, no extremo oposto de onde fica o estrado, o palco, o altar, o púlpito, ou será antes um pedestal?, onde se coloca o mestre. Mal estiquei os braços e as pernas, ficou claro que, a insistir em manter-me ali, iria passar cinquenta minutos a dar e a levar toques.
André, o belo, levantou o belo braço, apontou para mim e disse a frase mágica, que seria a que me traria as energias boas para todo o dia de hoje, não fosse eu ter mais fontes onde as captar (apesar de, desgraçadamente, hoje não ser na luz que o sol poderia dar, mas não está para aqui virado):
- Há aqui um espaço à frente, óptimo para uma aluna bem comportada.
Apontei, também eu, para mim e perguntei:
- Sou eu?
A pequena vénia da cabeça e o sorriso de artista de cinema, Sim..., fizeram-me levantar, saltitar pela sala até ao lugar indicado, e tenho a certeza que foi com a cara mais mal comportada que não consegui disfarçar naqueles segundos, que lhe disse, à chegada:
- Não sabia que era uma aluna bem comportada.
Fiquei a saber.
Os meus professores, no liceu, também achavam a mesma coisa. Eu sentava-me sempre à frente e sabia sempre quase tudo acerca de quase tudo. Era mesmo bem comportada. Depois, quando atravessei a idade parva, perdi quase totalmente a fama e o proveito, e passei a sentar-me na segunda fila.
A segunda fila é muito mais confortável, mas distancia-nos exponencialmente do pedestal, ainda que não queiramos atingi-lo. Faz de nós cidadãos de segunda categoria.
Só depende de mim, mas espero nunca mais voltar para lá. Nem no Pilates nem em nada.
Blue, ouve, eu sempre me dei melhor com gente de segunda categoria, são muitas vezes os mais autênticos e divertidos.
ResponderEliminaraquela Vénia.
Shark, isso deixa-me muito mais confortável, para o caso de me calhar a piltra, de novo, nesta vida.
EliminarQual?