29/06/2014

Esqueci-me do título. Ah, já sei: "Dori"

Estou a começar a perder a memória. Toda a memória, tanto a longínqua quanto a recente. Não me lembro de nada, algumas lembranças mais antigas foram-se e as mais actuais desaparecem em menos de um fósforo. Por um lado, é bom, há milhares de coisas que eu prefiro nem me lembrar que algum dia vivi. Por outro, é chato, no dia-a-dia, esquecer-me de tudo em todo o lado, esquecer-me que disse alguma coisa a alguém, esquecer-me que assumi um compromisso, ou do dia e da hora a que devo estar, esquecer-me que tenho uma tarefa para cumprir, esquecer-me que já fiz alguma coisa e repeti-la, etc. Não tenho sequer a benesse da memória, que é lembrar-me quando me lembram. Simplesmente, não me lembro e não adianta lembrarem-me. Uma coisa é um esquecimento. Isto é um apagão.

Cada pessoa envelhece à sua maneira. Eu ficava desesperada com a minha mãe porque, como ela me teve com 40 anos, nunca foi nova. E começou muito cedo a baralhar tudo, a trocar a ordem a tudo, a esquecer-se de tudo, a deixar tudo em todo o lado. Mas a vida tem-me ensinado que aquilo que nós observamos nos nossos pais e mais nos irrita é precisamente o que nos vai acontecer mais tarde, e vamos repetir quase ao esquadro. A genética pode ser uma coisa muito generosa, mas também muito lapidar. E os sinais de que o corpo já goza de alguns anos surgem devagar e aos poucos, e confundem-se com traços de carácter que sempre foram nossos. Eu fui sempre desarrumada, confusa e esquecida.

Outro dia desabafei com uma delas:

- Não há dúvida que o tempo passa por todas as pessoas, só muda o modo. Umas enchem-se de rugas, caem-lhes os dentes, o cabelo fica seco e ralo, ganham papada e descaem-lhes as mamas. Eu estou a perder a memória.

- O que é que preferes? Ficar sem dentes e sem cabelo, cheia de rugas e com a boa memória do que já foste, ou assim como estás e sem memória?

- Prefiro o que tenho.



5 comentários:

  1. Antes fraca de memória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que não me esqueça de jogar no Euromilhões nem da promessa dos Valentino!

      Eliminar
    2. Querem que te lembre do euromilhões todas as semanas?

      Eliminar
    3. Sim, duas vezes por semana, SFF.
      Ainda não foi hoje, acabei de verificar. Não percebo o que é que se passa.

      Eliminar