18/02/2015

Morrer de saudades

Toda a minha vida os vi assim, dois namorados, de mão dada na rua, de beijos na boca à despedida e à chegada, a dançarem os discos deles, esquecidos do mundo, na sala da nossa casa. Parece que ainda os estou a ver, agarrados, abraçados, unidos naquela dança que era só um pretexto para se sentirem, e se saberem, tão bem, um ao outro. Um no outro. O quarto deles, a porta fechada à chave, noite após noite, trinta anos de amantes fieis e constantes.

Parece uma bonequinha, só apetece pegar-lhe ao colo.

Aquela senhora tirou-me as palavras da cabeça.
Boneca era o que o meu pai chamava à minha mãe.

Ela apagou-o do discurso. Não fala nele, nunca fala nele, não fala nele há anos. Há tantos quantos os que começou a perder a memória. Quando começou a esquecer-se de tudo, esqueceu-se dele.

Eu não vi a demência. Nunca recebi nenhum alerta, nem nas frases, nem nos silêncios, nem no olhar, nem na postura. Por mais que me mostrem, por A + B, que os sinais estão todos lá, não vejo nenhum. O pior cego é aquele que não quer. Eu não quero. Eu não vejo. Sou a pior cega, porque sei que não é isso. Preciso de outra explicação, mostrem-me lá outro caminho, para eu ter paz. E deixá-la ir ter com ele. 

A sua mãe não tem nada, tem muita idade.

Eu sei, eu sei, é isso que a cegueira me deixa ver.

E está a morrer de saudades do seu pai.

Uma caixa de bombons, devorada com sal do meu, enquanto escuto aquilo que já sei e só quero que alguém me diga outra vez, o que a estampa da bonequinha, a quem só apetece pegar ao colo, já me diz há tanto tempo.

Mas ela não fala nele há anos. Só outro dia. Perguntei-lhe com quem é que eu me pareço, e disse-me "Pareces-te com o teu pai". Até fiquei na dúvida se ela não me estaria a confundir com outra pessoa, e deu-me aquela resposta social, automática, para disfarçar a confusão.

Alguma vez a sua mãe deixou de a reconhecer?

Não. Acho que já esqueceu a maior parte das pessoas de que eu lhe falo, mas, a mim, nunca.

Porque você é o seu pai. Você leva-lhe o seu pai. Mata-lhe as saudades que ela tem dele.

Mato-lhe as saudades, mato nada. Tiro-lhe uma gota daquela imensidão do oceano das saudades dela. Não chega, não lhe chega, não chego, ainda assim. E ela está a deixar-se ir, vai ter com ele, para, finalmente, se reunirem naquela dança, pretexto para se sentirem e se saberem tão bem, um ao outro, um no outro, e fecharem, de uma vez por todas, a porta do quarto à chave, o resto da noite, para sempre.

36 comentários:

  1. Fecham-se num mundo onde mais ninguém entra. Sei-o.

    https://www.youtube.com/watch?v=p2pxJ5FmUOc

    Abraço apertado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente isto, Maria. Ao som desta música.

      Abraço, linda.

      Eliminar
  2. É um medo que me dá, quando leio a tua experiência com a tua mãe velhinha... e ao mesmo tempo uma alegria por te saber tão amiga dela...
    É só o que queremos. Ter o amor dos nossos filhos quando pouco mais temos para dar.
    Ser gostado na velhice é um dos maiores feitos do ser humano.
    A tua mãe conseguiu-o.
    Nem todas têm essa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas medo, Uvinha. Todos os percursos são para ser feitos de mão dada, desde os tempos da barriga. Só temos que tentar fazê-los com a maior tranquilidade de que formos capazes, e percebendo-os. Eu estou a aprender com ela e de mão dada com ela que, ali à frente, teremos que soltar as mãos, e que há inevitáveis contra os quais é inútil lutar.
      As mães têm grandes lições para nos dar, sempre...

      Eliminar
    2. Mas às vezes perdemos a cabeça e gritamos, porque a vida não nos parece justa, não pedimos nada daquilo e só queríamos a vidinha tranquila de outra pessoa qualquer. Gritamos e dizemos o que não queremos, assim mesmo, de propósito, só para magoar no sítio certo. Quando a verdade é que queríamos gritar connosco mesmo por não sermos as pessoas boas e pacientes que as nossas mães mereciam.

      À velhice é uma gaita. A velhice dos nossos pais é uma grandessissima merda.

      Eliminar
    3. Mas faz tão, tão parte da vida, da nossa vida, de nós...
      Um dia pedi à vida que não voltasse a pregar-me aquela partida de tão mau gosto, que foi levar-me o meu pai sem me dar tempo para me despedir dele.
      Aqui tenho a resposta.
      A velhice não é bonita e pode ser muito trágica. Cabe-nos a nós embelezá-la.

      Eliminar
  3. Sabes percebo tão bem do que falas LP que não consigo deixar de comentar :(( Já tive nessa situação dois familiares muito próximos, recentemente o pai que partiu há uns meses.... e, quando acordo com saudades da presença fisica dele , dá-me coragem perceber que afinal ele tinha desistido de VIVER há uns anos, pois só o coração batia de facto, a cabeça, essa, tinha ficado lá atrás com a coragem e com a força de VIDA que não o faziam considerar-se velho, até então!...


    Aqui vai um abracinho apertado de carinho e solidariedadade que dê Paz ao teu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comenta sempre, querida.
      Abracinho muito recebido, muito retribuído, pelo teu pai, pela minha mãe, pelos nossos velhinhos todos, que eu não percebo como é que nunca nenhum artista se lembrou de os pintar como anjos.
      As saudades esmagam-nos ("nos" - a nós e a eles).

      Eliminar
  4. Anónimo18/2/15

    Sê linda mesmo e deixa-A ir...
    Um beijinho muito quentinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida não me está a apresentar grandes alternativas...
      Outro para Ti(l).

      Eliminar
  5. Anónimo18/2/15

    Olha eu já te segui e já deixei de o fazer.Acho que fiz bem mal...Este teu texto conquistou-me,arrebatou-me,eu sei lá...Tão bonito!!!Parabéns:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decide lá isso de uma vez, que eu estou sempre aqui.
      Obrigada :)

      Eliminar
  6. Vim aqui ter pela mão da Til e fiquei muito comovida com o teu escrito. És uma filha e uma mulher de sorte por teres vivenciado e testemunhado na primeira pessoa um amor verdadeiro e bonito, o dos teus pais. Olha que é uma raridade encontrarmos dois seres que se casam todos os dias por uma vida:))
    Acompanha a tua mãe da melhor forma que te for possível e acredita que a saudade quando decorre de uma perda imensa e irreversível vai matando mesmo, aos bocadinhos. E no dia em que ela for ter com ele, da-lhe a mão, um sorriso e manda por ela um beijo teu e da tua irmã ao teu pai.
    Agora deixo te um beijo e um abraço apertado.
    Gostei muito de ter lido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra.
      Sou mesmo, muito privilegiada. Durante muitos anos, convenci-me que o casamento era aquilo. Passei a infância a achar que os contos de fadas eram tão mais pobres do que o que se passava dentro da minha casa. E eles, que nem por um padre passaram para se casarem, nem repetiram "até que a morte nos separe", ou talvez por isso, a morte nunca os separou.
      Ela vai ter tudo, até me largar a mão.
      Abraço e beijo recebidos e retribuídos.
      Obrigada, outra vez.

      Eliminar
  7. Se não fosse já seguidora, passaria a sê-lo com este texto. Tocou-me como outros que já li aqui e acho incrível como escreves tão bem, sobre sentimentos, e em outros textos com tanto sentido de humor.
    um beijinho e força.
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O óptimo era mesmo não ter que os escrever, Gábi. Isso é que era tão bom.
      Os outros não, esses quero escrever sempre :)
      Obrigada, minha querida.
      Beijinhos para ti.

      Eliminar
  8. sabes quando ficas sem palavras, sem saber o que dizer? e darias um abraço porque dirias tudo sem abrir a boca?

    beijo doce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei, sim. Mas olha, senti-o aqui, e soube-me tão bem.
      Beijo xxl, doce és tu.

      Eliminar
  9. Que lindo. Sofre por dentro, mima-a muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mimo :)
      Ela não me tem visto chorar vez nenhuma.
      Quando acontece não aguentar, abraço-a e derramo para as costas dela.
      (valentia da treta :)

      Eliminar
  10. Linda, um abraço grande. Estas tuas palavras fizeram-me soltar um lágrima e ter uma grande vontade de te abraçar, abraçar muito e muito apertado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito, menina, aceito sim. Beijinho nos teus olhos bons.

      Eliminar
  11. Anónimo19/2/15

    Há quem tenha sentimentos. Tu tens, e frazes bem.
    Be and let be happy.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente tem, há é quem tenha mais facilidade em descrevê-los.

      Eliminar
    2. Anónimo19/2/15

      Errata: fazes bem e não 'frazes bem'. Gralha ó gralha :-(

      Eliminar
    3. Estás a chamar-me gralha? :)
      Olha, mas frazes era um neologismo engraçado (fases, fazes, frases).

      Eliminar
    4. Anónimo19/2/15

      Sou alérgico a neologismos.
      Não pá, a ti nunca chamaria gralha. Há outros adjectivos que te ficam melhor eheheh

      Eliminar
    5. Eu não :)
      Com uma língua tão bonita quanto a nossa, ainda com esta elasticidade da criação...
      Tais como pega? :P
      Vá, eu ajudo :)
      (Palácio Nacional de Sintra)

      Eliminar
  12. Aproveita todos os dias. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. Tão depressa me fazes rir, como a seguir me deixas emocionada e sem palavras. O que não é descabido nesta situação, já que muito provavelmente todas as que eu pudesse dizer soariam ocas, sem poder para mudar ou aliviar o que estás a passar.
    Por isso desculpa a estranheza, sei que sou uma desconhecida e tal, mas agora dava-te mesmo era um abraço apertado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tão desconhecida como quase todas as pessoas que aqui vêm. Mas isso não te retira a qualidade, que é teres sentimentos e seres carinhosa.
      Obrigada, querida. Recebido agora, repartido contigo.

      Eliminar
  14. Este texto...ai...faz-me sentir coisas tão diferentes. Por um lado o amor...estou fartinha de pedir a Deus que me leve primeiro...serei incapaz de suportar a dor de perder MorMeu....e ...se Ele não tratar disso trato eu...aqui sozinha sem ele é que eu não fico....
    Depois ser mãe e ser filha...quanto a ser mãe estou tranquila, a minha mais novinha disse-me no outro dia que cuidava de mim até pr'aí aos 80 (anos)...o que para ela é uma fartura:)
    Quanto a ser filha...tenho "inbeja" do amor que te une à tua mãe...gostava de sentir um amor assim:)

    Deus te abençõe minha Linda (sem beatices)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo o amor é uma obra de construção. O nosso, meu e da minha mãe, já conheceu barreiras, paredes, fossos intransponíveis, entraves e pedras. Mas foi sempre maior, e, à nossa maneira, soubemos construir portas, pontes, passagens de luz. Faz parte da obra permitir que um dos dois saia dela, porque, na verdade, o amor não acaba nunca. Lembro-me sempre do que disse uma pessoa, uma vez, na televisão, acerca da morte da irmã: O amor não vai com a morte. Fica aí, no ar...
      Mas também te digo que, para mim, a morte mais irresolúvel é a de um filho. Para as outras, uma pessoa prepara-se, melhor ou pior.

      Obrigada, minha Suri, linda és tu.

      Eliminar
  15. Vim cá ter por causa da Til. Tinha uma janela aberta para este canto :)
    Fiquei realmente comovida depois de ler as tuas palavras. O amor nunca desaparece, fica nas lembranças que arrumamos na gaveta do nosso coração.
    Deixo apenas um beijo e um abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca. Nunca vai, nem com a morte, como disse a outra senhora.
      Obrigada.
      Um beijo também, abraço retribuído :)

      Eliminar